As landing pages são conhecidas por terem grande desempenho no objetivo de geração de leads, conversões e vendas. Elas fazem parte de qualquer estratégia de Inbound Marketing, pois atraem leads qualificados que demonstraram interesse no seu negócio.
Elas são o formato ideal para anunciar produtos específicos, criar formulários de contato, distribuir conteúdos e conseguir informações de possíveis clientes.
Para te ajudar a entender como funciona uma Landing Page e o seu uso estratégico, separamos alguns tópicos que podem ser interessantes para aumentar suas conversões e número de leads.
Para entender quando usar uma Landing Page no seu site, é necessário entender alguns conceitos básicos sobre ela.
Na maioria dos casos uma Landing Pages é construída por uma estrutura de título, oferta, call to action (CTA) e formulário de contato. Mas podem ser desenvolvidas diversas estratégias para cada tipo de público e produto do seu negócio.
O formato permite que toda a página seja construída para o usuário preencher o formulário de contato e ter mais informações sobre o conteúdo ou produto anunciado. Ela também utiliza técnicas de SEO para ser facilmente encontrada.
Além disso, é importante que a página seja configurada para que o usuário receba um e-mail automático após preencher o formulário. Assim, ele tem mais informações ou consegue receber o produto que ele teve interesse.
Com a Landing Page, você consegue ter um design totalmente exclusivo para o serviço que você deseja destacar. Assim, o formulário de contato, imagens, textos, depoimentos, vídeos e outras funcionalidades podem ser dispostas da melhor maneira para o usuário.
O design exclusivo também ajuda para que o usuário não fique disperso com os botões e outras páginas do seu site. Dessa maneira, ele entra na página exclusivamente para preencher o formulário.
O formulário também pode fazer parte da estratégia. Conforme a etapa do funil de venda e jornada do cliente que o lead se encontra, podem ser inseridos campos para preencher que são interessantes para construir o perfil do lead.
Podem ser inseridos campos para entender o segmento da empresa, cargo, faturamento, funcionários e diversas informações sobre o lead. Esses dados podem auxiliar a selecionar leads mais interessantes e quais campanhas de marketing eles podem ter o perfil adequado.
Seja para vender um produto, oferecer um conteúdo rico ou anunciar um evento, as landing pages cumprem com o seu objetivo de geração de leads para o seu negócio. Para entender um pouco mais sobre o formato, separamos alguns dos usos mais comuns entre nossos clientes:
Devem ser pensados produtos e conteúdos, que não necessitem de um pagamento, mas de um contato e informações. Assim, os dados vão ser exportados e utilizados de forma estratégica para e-mail marketing, estudo de perfil, SMS marketing e remarketing.
Agora que você compreendeu alguns dos produtos, consegue entender mais ou menos em que ofertas podem ser inseridas uma Landing Page.
Para usar uma Landing Page a sua empresa precisa estar oferecendo algo para o usuário sentir a vontade de preencher o formulário. Pode ser um acesso exclusivo a um conteúdo, pré-inscrição em um curso,
Entenda também em que momento que você está lançando a Landing Page, porque elas costumam ser um dos canais para conseguir leads para fazer grandes lançamentos de produtos e serviços.
Assim, você pode, por exemplo, lançar um conteúdo gratuito que tenha relação com um produto que você deseja lançar, conseguir esses leads, nutrir eles por um tempo com e-mail marketing e ter esses contatos prontos para comprar esse lançamento. Está interessado em desenvolver uma Landing Page? Fale com o time da Ideia. Nós podemos te auxiliar com a identidade visual, redação, SEO e desenvolvimento para o seu negócio, além de toda consultoria estratégica.