O universo digital trouxe inúmeros benefícios para as empresas que se consolidaram no mercado e para marcas que começaram a sua história nas redes sociais, e o inbound marketing se tornou um grande personagem para auxiliar essa jornada.
Muitos ainda acham que o inbound é um bicho de sete cabeças e muito difícil de ser colocado em prática para alavancar os resultados de uma empresa, mas nesse artigo vamos te provar que esse conceito está totalmente errado.
De uma forma bem resumida, o inbound marketing trata-se do marketing de atração, ou seja, é um conjunto de estratégias que visam o encanto e conversão de novos clientes para o seu negócio usando o meio digital.
O conceito de inbound marketing defende a ideia de que a empresa não precisa correr atrás de clientes como se fazia antigamente. Agora, é o cliente quem vai atrás da empresa e do que ela oferece.
O inbound é baseado em quatro pilares extremamente importantes, que são:
Cada um desses pilares desempenham uma função extremamente importante dentro do inbound marketing e são fundamentais para que o seu trabalho por meio do marketing digital nas redes sociais traga ótimos resultados para o seu negócio.
Atrair
O primeiro pilar do inbound marketing traz a função de atrair clientes interessados no produto ou serviço que você oferece.
Para fazer isso, suas grandes aliadas neste processo serão as redes sociais, pois através delas é possível produzir e compartilhar conteúdos informativos e de valor que irão ajudar seus possíveis clientes.
Converter
Quando falamos de conversão, nos referimos a transformação daquele seguidor e admirador da sua marca em um cliente fiel que comprará o seu produto e ainda poderá indicá-lo a outras pessoas.
Essa conversão pode ser feita também por meio da produção de conteúdo ou até mesmo dos anúncios pagos, como o Instagram Ads.
O tráfego pago também é uma ótima opção de atração e conversão de clientes dentro do inbound marketing.
Vender
Enfim, chegamos ao momento em que toda a marca e negócio espera, a tão almejada venda. É neste momento que o cliente finalmente adquire o seu produto ou serviço, conhecendo ainda mais a fundo o seu trabalho.
No entanto, muitos acham que é nesse momento que a relação entre empresa e cliente acaba, e é aí que eles também perdem grandes oportunidades.
Encantar
Vender é sim, extremamente importante para um negócio, afinal de contas, não há chances da marca se sustentar sem o dinheiro das vendas de seus produtos ou serviços.
No entanto, só vender não é tudo, é necessário encantar os seus clientes, ou seja, mostrar que eles continuam sendo extremamente importantes para o seu negócio mesmo após o momento da venda.
Esse cliente pode ter comprado um ebook seu sobre como anunciar no Google Ads, ele pode ter gostado tanto do seu produto que indicará a sua marca para amigos e familiares, ou seja, o seu próprio cliente consegue atrair novas pessoas para o seu negócio.
Manter essa relação com o cliente é muito importante para a sua empresa e não é tão difícil como pensam, você pode realizá-la por meio das seguintes ferramentas e estratégias:
Essas são algumas formas de manter contato com o seu cliente mesmo após a compra, mantendo ele sempre por perto.
O inbound marketing vai muito além do que só vender e trazer resultados para o seu negócio, ele se preocupa em manter uma relação saudável entre a sua empresa e os seus clientes.
Dessa forma, você consegue trazer comprometimento e humanização para a sua marca, fazendo eles se sentirem acolhidos e importantes para você.
Seja o seu produto um curso sobre como funciona o Facebook Ads ou um serviço como terapia online, o inbound marketing serve para qualquer negócio e profissão, aumentando ainda mais as chances de você alcançar os resultados que espera.
Esperamos que este artigo possa te ajudar a entender um pouco mais sobre o inbound marketing e sua importância para o seu negócios, seja ele pequeno, médio ou grande.
Nunca se esqueça de que clientes são mais do que números, são pessoas. E pessoas precisam de relacionamento e comunicação, o inbound marketing será seu grande aliado neste processo.
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